Os Três Fatores de Revolução da Consciência

Até a lição 19 temos aprendido que nosso objetivo principal era nos autoconhecer e, através da morte psicológica, elevar o nosso nível do Ser e despertar a consciência, provocando assim uma grande mudança em nós mesmos.
Já na lição anterior, que foi sobre Evolução e involução, aprendemos coisas mais avançadas, como as dimensões da natureza, o nosso Real Ser e sobre o objetivo de vivermos neste mundo, ou seja, a Auto Realização Íntima do Ser.

Recordamos esses pontos para esclarecer que tudo que aprendemos até agora sobre o morrer psicológico e elevar o nível do Ser vêm a ser justamente um dos Três Fatores de Revolução da Consciência, que é o tema desta lição.
O termo “revolução da consciência” significa uma mudança radical da consciência provocada por nós mesmos, através de um trabalho e esforço conscientes.


Os Três Fatores de Revolução da Consciência.

Para se chegar à Auto Realização Íntima do Ser é fundamental se trabalhar equilibradamente com os seguintes três fatores:


1 – O Morrer ou a morte dos defeitos psicológicos.

É a chamada morte mística ou psicológica, que estudamos detalhadamente no decorrer do curso.
Não é acaso que esse fator é o primeiro. A morte psicológica, ou seja, a eliminação dos defeitos psicológicos é tão fundamental que sem ela praticamente não se consegue levar a cabo os outros dois fatores que veremos em seguida.

Convém deixar claro que este fator Morrer não tem nenhuma relação com a morte física ou com o morrer do corpo físico. É algo exclusivamente psicológico e interior.


2 - O Nascer.

Corresponde à sábia manipulação da energia sexual criadora, conhecida e estudada, de forma velada, entre os povos grego, egípcio, chinês, caldeu, indiano, tibetano, persa, etc.
Alguns termos que se referem ao Nascer são Pedra Filosofal, Alquimia (transmutação do chumbo da personalidade no ouro do Espírito), Magia Sexual, Supra-sexo, etc.

A energia sexual é mais poderosa porque é a única energia capaz de criar a vida e de transformar o ser humano em uma criatura totalmente distinta do que é. Por desconhecimento do que é o sexo e das suas possibilidades, as pessoas desperdiçam a sua energia sexual simplesmente satisfazendo seus desejos animais (levados pelo eu da luxúria).

Mas esse é um tema avançado que não abordamos no curso.
Limitaremos-nos a deixar para reflexão uma advertência do grande mestre Jesus Cristo:
"Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."
João 3:5.


3 - Sacrifício pela humanidade.

A palavra sacrifício é a junção das palavras sacro (sagrado) e ofício. Logo significa um trabalho superior ou mesmo divino.
O terceiro fator de revolução da consciência é a entrega dos conhecimentos necessários para se fazer a revolução da consciência, ou seja, dos Três Fatores de Revolução da Consciência, a todas as pessoas que queiram conhecê-lo, sem distinção ou discriminação de qualquer espécie, sem exigir ou mesmo esperar nada em troca.

Disso temos vários exemplos em toda a história. Temos o exemplo de vários Mestres ou Avataras que entregaram esse conhecimento aos povos de suas épocas através de pregações, escritos, livros, escolas que fundaram, etc. sem jamais exigir algo em troca.
Cobrar por algo que é universal, que é um legado divino a todos os seres humanos, é um absurdo para o qual não existe justificativa.

Existem várias formas de se sacrificar pela humanidade:


Também podemos concluir que o contrário de sacrificar-se pela humanidade é sacrificar a humanidade.
Por isso nunca devemos: