Informações sobre o curso de autoconhecimento

O que é o curso de autoconhecimento?

É um curso aberto e totalmente gratuito, formado por um conjunto de lições elaboradas de forma didática e de fácil compreensão, as quais estão disponíveis neste site a todas as pessoas que tenham interesse em aprender os assuntos abordados no curso.


A quem se destina este curso?

O curso de autoconhecimento é destinado a todas as pessoas que queiram obter um maior conhecimento de si mesmas, de seu mundo interior (psicológico e espiritual) e, consequentemente, do mundo a sua volta.
Melhor ainda do que se autoconhecer é poder também provocar em nós mesmos uma verdadeira mudança interior. Por isso a proposta do curso é mostrar meios práticos pelos quais qualquer pessoa poderá literalmente alcançar uma real transformação de si mesma, eliminando vícios, defeitos e maus hábitos, tornando-se uma pessoa serena, paciente, sábia, altruísta e feliz.


Como o curso funciona?

Para participar do curso de autoconhecimento não é necessário nenhum tipo de inscrição ou aviso. Simplesmente basta acessar as lições no site.
Eventuais dúvidas relacionadas com os temas das lições podem ser enviadas para a equipe mantenedora do site através do link Fale Conosco que serão respondidas na medida do possível.


Por onde começar?

Sugerimos começar conhecendo quais são os temas disponíveis no curso através da página Índice das lições, e a partir daí clicar no link da Iniciar o curso para iniciar o curso.
É muito importante para a compreensão dos temas seguir as lições na sequência correta (Lição n°1, n°2, etc.) e estudar todas as lições, pois eventuais dúvidas que surgem em determinada lição podem estar respondidas nas lições posteriores.
Também está disponível na página Arquivos uma apostila com todas as lições do curso para baixar e imprimir.
Estude com calma e no seu limite de compreensão.


No que é baseado este curso?

A base do curso é o conhecimento gnóstico ou Gnosis (palavra de origem grega que basicamente significa conhecimento superior), que é algo tão antigo quanto a humanidade e que sempre existiu nas diversas épocas e culturas ao longo da história.

Pode-se encontrar a Gnosis expressa, por exemplo, na filosofia e na arte das civilizações grega, egípcia, cristã primitiva (primeiros séculos da era cristã), babilônica, chinesa, maia, asteca, entre outras.

Em nossa época contemporânea esse conhecimento foi desvelado por Samael Aun Weor, que escreveu dezenas de livros sobre o tema.
O curso é baseado nas principais obras de Samael Aun Weor e outras obras gnósticas, as quais estão relacionadas na página Bibliografia.